João 11:35 "Jesus chorou."
Não fomos preparados pela vida para perdermos e, por isso, muitas pessoas não sabem lidar muito bem com esses momentos de perdas. Por exemplo, você conhece alguém que não gosta de despedidas? Existem pessoas que não gostam de ir a um aeroporto ou a uma rodoviária para se despedirem de alguém que vai partir para uma viagem. Esse tipo de atitude, por mais inocente que possa parecer, na verdade pode ser um sinal que demonstra uma certa dificuldade de lidar com o luto, com a perda.
Toda despedida, ou uma passagem de ciclo ou uma mudança qualquer na vida traz algum tipo de perda. A palavra luto vem do Latim “lucto” e significa um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém. Mas, no que tange a psique humana o luto está ligado aos processos que envolvem perdas em diversas áreas da vida, sendo bastante abrangente.
Somos ensinados a não chorarmos.
O que falamos para a criança quando ela cai? - "Não chore... "vai passar"... "Não fique assim"... - quando uma criança se machuca o que falamos é: "já passou"... "chore não"...
Muitos ainda não aprenderam a lidar com perdas e isso é prejudicial para a saúde emocional, afinal momentos de perdas fazem parte da vida. O próprio Jesus viveu momentos de passar por perdas, pelo luto. A morte de Lázaro é o exemplo.
João 11:32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. 34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! 35 Jesus chorou. 36 Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
Diante disso, como podemos superar perdas? Quero deixar três dicas.
1. Chorando. (João 11.35)
Se você não chorar sua alma adoecerá. Se você não se permitir sentir a dor, isso vai fazer muito mal para suas emoções.
Toda separação gera uma perda e é natural ficar triste por ter perdido algo, alguém ou ainda por deixar algo para trás. Externar sentimentos ajuda no processo de cura. Negar a dor pela perda só produzirá mais sofrimento com sério risco de provocar adoecimento na questão emocional.
Então, no momento do luto, da perda, é natural e saudável chorar pela dor causada por aquela situação.
2. Comece a olhar para frente.
Eclesiastes 3:1 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:"
Não fique parado, paralisado na dor. Se permita criar novos sonhos, novos projetos. Veja o que diz a Bíblia sobre o tema:
Eclesiastes 3:11 Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Tudo é formoso no tempo de Deus. Quando fazemos as coisas fora do tempo de Deus pagamos o preço por isso e, geralmente, é um preço bem alto.
É importante entendermos que tudo passa. Situações, amigos, familiares, alegria, tristeza, conquistas, derrotas, enfim, tudo passa. Ficarmos apegados demais as coisas que já passaram só traz mais sofrimento. Compreender os ciclos da vida é fundamental para uma vida emocional saudável e madura. Deixe seguir o que passou. Viva coisas novas. O apóstolo Paulo nos ensina sobre isso:
Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Se permita sonhar de novo. Um projeto que deu errado, não faz de você um derrotado. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Sl 30.5) Volte a sonhar!
3. Não fique tentando colocar algo no lugar do que voce perdeu.
Conhecemos a história de Jó. Depois que ele passou por um duro processo de perda, Deus lhe deu o dobro de tudo quanto possuía. Mas houve algo que ele não teve de volta: seus filhos. Olhe o texto: Jó 42:13 "Também teve outros sete filhos e três filhas."
Jó teve, novamente, 10 filhos. Mas, evidentemente, foram outros filhos que não substituíram os que foram embora. Daqueles o que restou foi a saudade provocada pela ausência. Os outros 10 filhos não substituíram os anteriores. O que Jó viveu foram novas experiências, novas alegrias. As vividas com os outros ficaram no coração e no passado.
Um pai que foi embora não poderá ser substituído por ninguém. Assim com uma mãe ou um filho. Podemos também falar de um emprego ou coisas semelhantes. Um novo emprego não trará a alegria do anterior. Trará novas experiências que podem ser melhores ou piores, mas não serão como as anteriores, serão diferentes.
Se você perdeu algo ou alguém que você amava não adianta ficar tentando encontrar alguma coisa que se encaixe perfeitamente no lugar do que ficou para trás. Nada, nem ninguém, vai conseguir preencher perfeitamente esse espaço. Não fique paralisado esperando viver as mesmas emoções e experiências do passado. Deus tem novas experiências para sua vida. Sonhe com coisas novas, se permita "lancar a rede de novo" mesmo depois de ter tido uma noite ruim tentando apanhar algo e tendo se frustrado. Podemos seguir em frente e sermos felizes de novo, deixando no tempo a que pertenceu cada lembrança, cada alegria ou tristeza vivida.
Enfim, é duro demais passar por momentos de perdas, mas ficam aqui três dicas no sentido de contribuir com a superação de momentos assim.
Deus te abençoe rica e abundantemente, amém.
Glória Deus. Perdi minha mãe recentemente e sei o quanto é difícil lidar com a falta dela.
ResponderExcluirSou testemunha do consolo que Deus tem colocado sobre seu coração.
ExcluirSaudade pode ser sentida, mas precisamos nos consolar em Deus e procurarmos traçar novos planos e objetivos.
Excluir